terça-feira, 12 de outubro de 2010

Prefácio Horácio Firmino

Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental

http://www.fnac.pt/Cuidar-Idosos-com-Dependencia-Fisica-e-Mental-Carlos-Sequeira/a324180?PID=5&Mn=-1&Mu=-13&Ra=-1&To=0&Nu=1&Fr=0

Prefácio

A publicação de um novo livro na área das pessoas idosas constitui uma oportunidade de reflectirmos sobre a qualidade dos cuidados dedicados a este grupo etário em Portugal.

Sabemos que aproximadamente um quinto da nossa população tem mais de 65 anos de idade. Prevê-se que nos próximos anos este grupo populacional cresça de uma forma exponencial o que obriga a uma reflexão e a adopção de novos paradigmas da avaliação, intervenção e melhoria nos cuidados assistenciais.

Ao longo da última década estabeleceram-se regras para uma melhoria das condições arquitectónicas e logísticas dos “lares”. Assistiu-se ao encerramento de algumas dezenas de instalações por não reunirem as condições mínimas de segurança, salubridade e de outras condições físicas.

Complementarmente assistiu-se a publicação de legislação para promover instituições de cuidados continuados (recentemente dirigidos para os doentes mentais), curiosamente, ou talvez não, os cidadãos com quadros demenciais encontram-se órfãos de uma protecção, dada a omissão da referência destes doentes/cidadãos como possíveis usufrutuários destes serviços.

Contrariamente à legislação vigente em diversos países, acontece que em Portugal não existe qualquer referência relativa aos profissionais e respectivos ratios (p.e. médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, entre outros) que qualquer destas instituições (p.e. lares e cuidados continuados) deveriam possuir para que se desenvolvesse um serviço de qualidade. Nem tão pouco é exigível que possuam um registo da informação clínica e de cuidados, muito menos qualquer diferenciação formativa dirigida ao cuidar das pessoas idosas, como se tratar um jovem e uma pessoa mais velha fosse a mesma coisa!!!

Com isto não queremos referir que todas as instituições tem um padrão de baixa qualidade, já que existem vários exemplos de Norte a Sul onde assistimos a entrega, dedicação, carinho dos profissionais que aí trabalham para os idosos que lá se encontram, mas num país que quer estar no padrão da frente temos de exigir mais.

As escolas superiores e universidades tem procurado formar técnicos que deêm resposta aos novos desafios da sociedade. Licenciaturas, mestrados e doutoramentos em geriatria, psicogeriatria, psicogerontologia, enfermagem geriátrica... tem vindo a proliferar. Contudo, estes profissionais não encontram lugar para desenvolver as suas competências!!!

O conhecimento das especificidades da população, a necessidade do conhecimento do doente no seu todo, sem o reducionismo do diagnóstico e intervenção terapêutica estão presentes nesta obra.

Ao longo do texto somos conduzidos da preocupação de se proceder a uma avaliação global que se tem de estabelecer no que concerne a autonomia, necessidade de suporte e relação com o cuidador. Mais ainda, o impacto da doença no cuidador, formas de lidar e as dificuldades sentidas.

Sem se deter o autor procura estabelecer um programa de estratégias de intervenção para o cuidador e para o doente portador de demência e, em particular, para o doente dependente.

Por todas estas situações, o presente livro constitui mais um marco de referência bibliográfica no que tem vindo a ser publicado em Portugal.

O seu autor tem-nos habituado a uma reflexão sobre os cuidados que são prestados à população idosa. Com ele já nos cruzamos em conferências, mesas redondas, congressos... Encontramos sinergias, e tecemos ideias comuns para melhorar e divulgar os conhecimentos.

Sobretudo, encontrei inquietude no reconhecimento da necessidade de avançar - reflectindo, reflectindo - estudando, estudando - investigando e agora publicando o fruto do trabalho desenvolvido.

Pelo que o conheço sei que certamente esta publicação é uma “pausa” para continuar a abrir novos caminhos do conhecimento da nossa realidade, ao mesmo tempo que nós traz a clarividência de quem não se esconde atrás da docência, mas procura com ela o desenvolvimento de melhores cuidados.

Sem comentários: