quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental

Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental

Sinopse do Livro

A idade avançada trás consigo maior fragilidade e por consequência mais doenças, tanto a nível físico como psíquico. Actualmente em Portugal, mais de 70.000 idosos são afectados por um processo demencial, na maioria dos casos pela doença de Alzheimer ou outras similares.

Este livro apresenta-se, como um manual de leitura e consulta, para profissionais e cuidadores, ajudando-os não só a adequar os cuidados às necessidades da pessoa dependente, como também a não colocarem em risco a sua própria saúde. Descreve as principais intervenções a adoptar pelos profissionais de saúde, de modo a que, quem cuida não fique por cuidar.


A selecção dos conteúdos resulta das necessidades detectadas por todos os intervenientes nesta área, apresentando instrumentos de diagnóstico mais completos/complexos e instrumentos de diagnóstico mais simples, tornando-se numa ferramenta útil tanto para os cuidadores/familiares como para todos os interessados neste tema.


Cuidar de idosos constitui um acto de amor da maior relevância, que deve ser incentivado e preservado.

“alguém mostrava-se surpreendido com o enlevo com que um filho alimentava à colher sua mãe octogenária e tão dementificada que já não o reconhecia. Esse alguém comentou “mas ela nem sabe quem és!”. “É verdade”, retorquiu o filho extremoso, “Ela não sabe quem eu sou, mas eu sei quem ela é!.”

Eurico Figueiredo

Sem comentários: