sábado, 10 de maio de 2008

Instrumentos de Avaliação em Saúde Mental

Instrumentos de avaliação em Saúde Mental

Cada vez mais é necessário utilizar instrumentos de avaliação como suporte de apoio à tomada de decisão clínica em Saúde Mental

No contexto da Saúde mental existem vários (escalas, indices, indicadores,...), alguns com mais interesse que outros em função de contexto de cuidados em que cada profissional se insere.

Neste espaço iremos descrever aqueles que consideramos mais importantes, e, que podem ser utilizados quer na prática clínica, quer na investigação centrados em dois alvos de cuidados os doentes e os cuidadores.

Numa primeira fase apenas descrevemos os instrumentos. Mas, é intenção colocar neste espaço os instrumentos, com a devida permissão dos autores, as regras de cotação, bem como outras informações relevantes para a sua aplicação.

Nesse sentido, solicita-se a todos os colegas que utilizem, ou conheçam instrumentos/escalas, e os queiram partilhar, os enviem para: carlos.quarteto@gmail.com

Alguns intrumentos/escalas de avaliação

1. Escala de sobrecarga do cuidador: (Sequeira, 2007)

2. Dificuldades do prestador de cuidados (Sequeira, 2007)
3. Formas do prestador de cuidados enfrentar as dificuldades (Sequeira, 2007)
4. Satisfação do prestador de cuidados (Sequeira, 2007)
5. Mini- Mental State (MMS)
6. Clinical Dementia Rating (CDR)
7. Índice de Barthel
8. Índice de Lawton
9. Escala de Graffar - Caracterização social da família

10. Escala de satisfação com o suporte social (ESSS)

11. Avaliação do Impacto físico, emocional e social do papel de cuidador informal (QASCI)
12. Escala de depressão de Hamilton
13. ESCALA DE DEPRESSÃO GERIÁTRICA
14. Inventário de depressão de Beck
15. Escala de Zung para Auto-avaliação da depressão
16. ESCALA DE COMPORTAMNETOS DE SEGURANÇA NA ANSIEDADE SOCIAL (ECSAS)

17. EADS -21
18. ESCALA DE Auto-avaliação da ansiedade de hamilton
19. Escala de Hetero - avaliação de ansiedade de Hamilton (Ham-A)
20. Escala de Fobia Social – Liebowitz

21. ESCALA DE ANSIEDADE E EVITAMENTO EM SITUAÇÕES DE DESEMPENHO E INTERACÇÃO SOCIAL (EAESDIS)

22. ESCALA DE PENSAMNETOS AUTOMÁTICOS NA ANSIEDADE SOCIAL (EPAAS)
23. ESCALA DE INCAPCITAÇÃO DE SHEEHAN NA ANSIEDADE SOCIAL


24. Inventário de estratégias de coping de Folkman e Lazarus
25. QUESTIONÁRIO DE ESTRATÉGIAS DE COPING
26. INVENTÁRIO CLÍNICO DE AUTOCONCEITO
27. INVENTÁRIO DE RESOLUÇAÕ DE PROBLEMA
28. QUESTIONÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE MOS-SF-36
29. ESA - Escala de seguimento de alcoólicos
30. Escala de seguimento de dependentes de substâncias psicoactivas (ESA-Drogas
31. Escala de seguimento de mulheres dependentes do álcool
32. Escala de seguimento de alcoólicos idosos
33. Escala de seguimento de adolescentes dependentes de álcool

34. SADD – Álcool Dependence Data Questionnaire
35. IDS- Inventário das situações de beber
36. ASI-X 1.1
37. TRIAGEM OU RASTREAMENTO (CAGE)
38. Escala de bem estar subjectivo
39. Escala de Avaliação de Risco de Norton.
40. Escala de Avaliação de Risco de Gosnell
41. Escala para a Avaliação do Risco de Úlcera de Pressão de Waterlow
42. Escala de Braden
43. Escala de Rankin Modificada
44. ESCALA DE READAPTAÇÃO SOCIAL DE HOLMES E RAHE
45. APGAR FAMILIAR

46. ADS - Escala de Dependência de álcool
47. Escala de Coma de Glasgow
48. e Escala de Coma de Jouvet
49. Escala de Confusão de Neecham
50. Escala de Força Muscular
51. Escalas da dor
52. Escala de Avaliação do Risco de úlcera de Pressão de Norton
53. ESCALA DE ASHWORTH MODIFICADA
54. Escala de Avaliação da Força Muscular
55. ESCALA RANCHO LOS AMIGOS (Níveis de Funcionamento Cognitivo)

56. PEQUENO QUESTIONÁRIO DE BOLSO SOBRE O ESTADO MENTAL




12 comentários:

angelina rocha disse...

Ex.Sr.Prof. Carlos Cequeira, por necessidade de pesquisa de saude mental direccionada para a enfermagem deparei-me com o "cabal" do seus conhecimentos o que desde já o felicito. A curiosidade tambem se deve porque o conheço do tempo do bacharelato da escola superior de enfermagem de S. Miguel( mcurso do toze,borba etc..)-chamo-me Angelina. O prposito deste mail deve-se tambem num pedido de ajuda. Neste momento estou a tirar pós-licenciatura de especialização em saude mental e psiquiátrica,( na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra) sendo que o meu trabalho de investigação incidirá ainda que embrionariamente,na "exaustao dos tecnicos de saude( nomeadamente auxiliares de acção médica) como prestadores de cuidados a idosos
com perturbação mental internados (alzheimer ) ,o meu pedido era se me pode informar qual a escala que devo aplicar já validada.
Desde já o meu muito obrigado!
atenciosamente,
Angelina Rocha

Educação Física e Saúde disse...

Olá professor Carlos siqueira,

Sou professor de Educação Física e estou iniciando um trabalho de análise da influência de atividades motoras sobre o perfil físico, bioquímico e também de ansiedade. Estava pensando em usar a ESCALA DE ANSIEDADE E EVITAMENTO EM SITUAÇÕES DE DESEMPENHO E INTERACÇÃO SOCIAL (EAESDIS). Gostaria de saber se este instrumento pode ser viável e também qual é a meneira de analisar as respostas para indicação do estado de ansiedade dos pacientes.

desde já agradeço sua atenção.

meu e-mail para contato é: marceloheeren@yahoo.com.br

Att. Marcelo Heeren

Anónimo disse...

Boa tarde professor Carlos siqueira,

Sou aluna de enfermagfem, na Escola Superior de Enfermagem do Porto, e estou iniciando um trabalho sobre o plano de cuidados para a Esclerose Multipla. Necissitava de utilizar a Escala da Confusão de NEECHAM. Gostaria de saber se nos pode fornecer esse instrumento de avaliação.

desde já agradeço sua atenção.

meu e-mail para contato é: ep2427
Morgana Olá professor Carlos siqueira,

Sou professor de Educação Física e estou iniciando um trabalho de análise da influência de atividades motoras sobre o perfil físico, bioquímico e também de ansiedade. Estava pensando em usar a ESCALA DE ANSIEDADE E EVITAMENTO EM SITUAÇÕES DE DESEMPENHO E INTERACÇÃO SOCIAL (EAESDIS). Gostaria de saber se este instrumento pode ser viável e também qual é a meneira de analisar as respostas para indicação do estado de ansiedade dos pacientes.

desde já agradeço sua atenção.

meu e-mail para contato é: ep2427@esenf.pt

Obrigado pela atenção, Morgana Gonçalves

Mónica disse...

Ex.Sr. Prof. Carlos Sequeira, sou aluna do curso de Educação Sénior No Instituto de Estudos Superiores de Fafe(IESF), venho por este meio solicitar a sua ajuda para um trabalho de investigação sobre cuidadores informais, pedia que, se me podesse informar qual a escala já validada que devo aplicar,para avaliar as dificuldades dos CI e de que forma devem lidar com as mesmas.
Desde já o meu muito obrigada,
cordialmente

Mónica Freitas

email- gonari1975@gmail.com

Adriana disse...

Boa noite,

deparei-me com este post, reparei que datava 2008.

como refere que neste espaço iria posteriormente colocar os instrumentos dos quais realizou previamente a descrição, gostaria de saber se já os tem disponiveis, ou se o pretendido é compilá-los em livro.
Tenho muito interesse nas escalas que avaliam a aniedade e a depressao para uma dissertaçao de mestrado.

Cumprimentos
Adriana Braga

Anónimo disse...

Olá,
Sou enfermeira e quero me especializar em psiquiatria e saúde mental.
Vou iniciar um estudo para saber se a equipe de uma unidade saúde da familia tem conhecimento sobre saúde mental e doença mental.
vc me indicaria algum instrumento?
Desde já agradeço!!!!!

e-mail: tassinha58@yahoo.com.br

Solange disse...

Prezados

É importante ressaltar que no Brasil a aplicação de qualquer tipo de instrumento de avaliação psicologica é restrita aos psicologos. Nenhum outro profissional deve utilizar estes instrumentos.
Podem apenas conhecer os seus objetivos, cita-los nos estudos.
Podem tb contratar um psicólogo para aplicar e corrigir os instrumentos e vc citar os resultados.

Att
Solange

Mariana Martins disse...

Exmº Srº Prof.
Carlos Sequeira
Por motivos de investigação ando a pesquisar a cotação do Inventário de Estratégias de Coping - Modo como lidar com os acontecimentos.
Por isso envio este pedido de ajuda.
Obrigado.
marianamfmartins@gmail.com

samir carlos saleh disse...

Instrumentos de avaliação em saúde mental

Ex.Sr.Prof. Carlos Cequeira, por necessidade de pesquisa de saúde mental direccionada para a equipe de enfermagem gotaria de saber se o senhor poderia me sugerir alguns instrumentos de avaliação de saúde mental, sou enfermeiro mestrando pela Universidade de Santo Amaro em SP, irei fazer uma pesquisa referente a saúde mental dos profissionais de enfermagem e do paciente oncologico do Hospital do Câncer de Barretos. Att. Samir
Meu e-mail e enf.samir@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia Professor Carlos Cerqueira.

Neste momento estou a avaliar um utente com Perturbação de Ansiedade Social e aplicei as seguintes escalas: EAESDIS, ECSAS, SDS, EPAS, FPES e SPS. E agora chegou a parte mais dificil que é cotar. Será que me pode disponibilizar a forma de cotação destes instrumentos se os tiver, como é óbvio?

Fica o meu email para o caso de ter estas informações que eu preciso: joanafilipa_11@hotmail.com

Agradeço a atenção,
Joana Brito

cristina disse...

Boa noite Sr.- Prof Carlos Sequeira,

Sou Assistente Social num Lar de Idosos e pretendo implementar a Escala de Barthel. Tenho lido muito sobre este i8ndice e verifiquei que fez uma versao para portugal .Pode disponibilizar-me a sua versao?
Muito obrigada

Deixo aqui o meu mail
cris.pintassilgo@gmail.com

Unknown disse...

Boa tarde sou aluno da ESENFC , gostaria que me fornecesse a escala autoavaliação de hamilton.
O meu email é luismiguelramamoreira@hotmail.com